Diferenças entre a Concentração, a Contemplação e a Meditação.
Concentração é um Estado da Mente, e significa que a mente está focada em único ponto. Em geral a mente está sempre se movendo, e quando ela se move é difícil pensar apenas em um assunto.
A Concentração é necessária para fazer ciência, por exemplo.
Através da Concentração, focando em único ponto, é possível ir cada vez mais fundo em um objeto. É o que a ciência faz: descobre cada vez mais coisas sobre o mundo objetivo.
Uma pessoa cuja mente está sempre nas nuvens não pode ser um cientista. Toda arte de um cientista está em ser capaz de esquecer o mundo à sua volta e colocar toda a sua consciência em uma única coisa. É como concentrar raios solares através de uma lente.
A Concentração traz os raios de sol, antes dispersos, para um único ponto, criando energia suficiente para gerar fogo. A consciência tem essa mesma qualidade: concentre-a e você poderá penetrar cada vez mais fundo nos mistérios dos objetos.
A concentração é sempre a restrição da sua consciência.
Quanto mais restrita ela se torna, mais poderosa ela será.
Enquanto a Concentração é direcionada para um único ponto, a Contemplação é mais ampla. Se você está contemplando a beleza, há milhares de coisas belas, e você pode passar por cada uma delas. Você permanece sempre restrito a um assunto, e isso é Contemplação. Não está focado em único ponto, como a Concentração. Você e a sua mente se moverão dentro desse espaço.
A Ciência usa a Concentração como seu método. A Filosofia usa a Contemplação. A Contemplação é um tipo de sonho lógico, é algo raro. Na Filosofia, se alguns fragmentos dentro de um assunto necessitar de um esforço mais concentrado, a Concentração será usada como ferramenta em alguns momentos.
Meditação não é Contemplação. Meditação é um estado de não-mente. É um estado de consciência pura sem conteúdo.
A Meditação é sentar-se sem fazer nada. Não usar o seu corpo e nem a sua mente. Se você começar a fazer alguma coisa, ou você entrará em estado Contemplativo ou estará concentrado ou executará uma ação, de toda forma estará movendo-se para fora do seu centro.
Quando você não estiver fazendo absolutamente nada, seja física ou mentalmente ou em qualquer outro nível, quando toda a atividade estiver cessada e você estiver apenas sendo, isto é Meditação. Não é possível fazê-la, não é possível praticá-la.
É preciso apenas compreendê-la. Sempre que conseguir, pare todo o resto e encontre tempo para apenas ser.
Pensar também é fazer, concentrar-se também é fazer, contemplação é fazer.
Tudo que a mente pode fazer não é Meditação, pois a meditação está além da mente e não pode ser penetrada por ela.
Onde a mente acaba, a meditação começa. A meditação é um salto da mente para o coração e, em última instância do coração para o ser.
Osho.